Lewandowski suspende últimas investigações da Lava Jato contra Lula

Decisão do ministro do STF diz respeito aos casos envolvendo o Instituto Lula, que estão na Justiça Federal do DF

[Lewandowski suspende últimas investigações da Lava Jato contra Lula]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, estabeleceu nesta terça-feira (14) que nenhum novo ato de investigação poderá ser feito no caso do imóvel para o Instituto Lula e doações para o Instituto Lula. Os temas foram encaminhados para a Justiça Federal do Distrito Federal depois do reconhecimento da incompetência da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba para julgar os processos relacionados ao ex-presidente. 

O ministro atendeu a um pedido da defesa de Lula, avaliando que, mesmo que o STF tenha determinado que todos os atos processuais tomados pela 13ª Vara seriam nulos e nada poderia ser reaproveitado, o Ministério Público Federal (MPF) em Brasília vinha mostrando algumas manifestações pedindo o reaproveitamento de material.  

A decisão é provisória e, além de barrar novas diligências, evita que sejam usadas as investigações que já tinham sido praticadas anteriormente nos processos envolvendo o ex-presidente. Os casos investigaram as doações da Odebrecht ao Instituto Lula, a compra de um terreno ao instituto e um apartamento em São Bernardo do Campo.

Segundo Lewandowski, embora não tenha ocorrido a ratificação da denúncia sobre a sede do Instituto Lula, “salta à vista que, quando o Supremo Tribunal Federal declarou a incompetência do ex-juiz Sérgio Moro para o julgamento de Luiz Inácio Lula da Silva, reconheceu também, implicitamente, a incompetência dos integrantes da força-tarefa Lava Jato responsáveis pelas investigações e, ao final, pela apresentação da denúncia”.


Comentários