• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Liberação de agrotóxicos no governo federal será investigado pelo MPF

Liberação de agrotóxicos no governo federal será investigado pelo MPF

Procuradoria da República no Distrito Federal abriu um inquérito civil público

Por Da Redação
Às

Liberação de agrotóxicos no governo federal será investigado pelo MPF

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil público para investigar sobre o aumento de agrotóxicos liberados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) desde 2019. As apurações serão conduzidas pela Procuradoria da República no Distrito Federal. 

De acordo com o Metrópoles, dados do Ministério da Agricultura mostram que, em 2020, o governo liberou 493 agrotóxicos. Esse número é o maior desde 2000, quando a série histórica foi iniciada. Em 2019, o governo também registrou outros 474 pesticidas e substâncias para a agricultura.

De janeiro a maio deste ano, o Mapa publicou a aprovação de 170 novos agrotóxicos. Ou seja, 1.137 novos compostos químicas foram autorizados durante o mandato do presidente Jair Bolsonaro.   

Desse total, 138 (12,1%) são considerados extremamente tóxicos e 71 (6,2%), altamente tóxicos à saúde humana, segundo classificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aponta 30 (2,6%) desses químicos como altamente perigosos e 541 (47,6%) como muito perigosos ao meio ambiente.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.