Libra registra maior queda frente ao dólar desde a decimalização, em 1971
Euro também atingiu uma nova mínima em 20 anos

Foto: Reprodução/Pixabay
A libra registrou a maior queda em relação ao dólar americano desde a decimalização, em 1971, segundo noticiou a rede BBC. Na abertura dos mercados da Ásia, a moeda britânica caiu mais de 4%, para US$ 1,0327, antes de recuperar algum terreno, para cerca de US$ 1,06 na manhã desta segunda-feira (26), o que significa, segundo especialistas, uma paridade entre as duas moedas.
A queda ocorreu depois que o chanceler do Reino Unido, Kwasi Kwarteng, prometeu mais cortes de impostos além de um pacote de 45 bilhões de libras que ele anunciou na semana passada em meio a expectativas de aumentos nos empréstimos.
A Bolsa de Londres abriu em leve baixa, e opera em alta de 0,10%. A libra também esteve sob pressão, pois o dólar foi impulsionado pelo banco central dos Estados Unidos, o Federal Reserve, continuando a aumentar as taxas de juros. Segundo a reportagem da BBC, o euro também atingiu uma nova mínima de 20 anos, em relação ao dólar, nas negociações da manhã na Ásia.
Na semana passada, os mercados globais caíram depois que o Federal Reserve e vários outros grandes bancos centrais, incluindo o Banco da Inglaterra, aumentaram as taxas de juros, na tentativa de controlar o aumento dos preços.


