Líder da UE revela que bloco está perto de autorizar entrada de turistas dos EUA vacinados
Mesmo sem estipular data, Ursula von der Leyen fala que ritmo de imunização está contribuindo para o relaxamento das medidas de prevenção

Foto: Reprodução/Leia Notícias
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse ao "The New York Times" neste domingo (25) que turistas dos Estados Unidos devem ser "em breve" autorizados a entrar na União Europeia. Por enquanto, as viagens diretas aos países do bloco seguem restritas a razões de comprovada necessidade.
Porém, com o rápido avanço da vacinação nos Estados Unidos, a líder da União Europeia disse que a flexibilização dependerá também da queda dos casos e mortes por Covid-19 no continente. Ela não deu detalhes sobre quando isso vai acontecer.
"Vai depender da situação epidemiológica, que está melhorando nos Estados Unidos, assim como, espero, na União Europeia", disse von der Leyen. Ainda segundo a presidente da Comissão Europeia, isso acontecerá porque todas as vacinas adotadas nos EUA (Pfizer, Moderna e Janssen) são aprovadas também pela autoridade sanitária do bloco.
Entre os países europeus, principalmente os mais dependentes do turismo, há a expectativa de que um ritmo mais rápido de vacinação aliado à continuidade das medidas restritivas por mais algum tempo derrubem as curvas do coronavírus no continente a tempo da alta temporada: o verão no Hemisfério Norte (meados de junho a setembro).