Líder do governo no Senado quer trava para gastos extras com pandemia
Fernando Bezerra diz que dispositivo deve estar incluso na PEC emergencial

Foto: Reprodução/Senado Federal
O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), disse em entrevista para a Folha de São Paulo que, para o enfrentamento dos efeitos da pandemia em 2021, deve ser criada uma trava aos gastos extraordinários, inclusive para o auxílio emergencial. “Se você deixa em aberto e não limita um valor, aí a leitura é que estamos com a porteira aberta para gastos indeterminados”, afirmou Bezerra.
O dispositivo, segundo ele, deve ser incluído na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial, que cria medidas de controle de despesas em momentos de crise fiscal e dá a autorização para uma nova rodada do auxílio emergencial. Bezerra disse que o auxílio à população mais vulnerável na pandemia só deve ser liberado após a aprovação da PEC nas duas Casas.
O líder do governo também reconheceu que a troca promovida pelo presidente Jair Bolsonaro no comando da Petrobras provoca "ruído", mas que não se tratou de uma interferência na empresa e que o mercado reagiu de maneira "histérica", repetindo a expressão usada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).