Líderes mundiais dão boas-vindas ao novo presidente dos EUA, Joe Biden
"Peço a Deus para guiar seus esforços", diz Papa Francisco

Foto: Patrick Semansky/Pool via Reuters
Após tomar posse como presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira (20), Joe Biden recebeu felicitações de outros líderes mundiais. As mensagens destacam o valor da democracia norte-americana no mundo e, em alguns casos, abordam assuntos que compõem os desafios que Biden herda do ex-presidente Donald Trump na relação com países rivais e aliados. Em novembro, quando Biden foi eleito, chefes de estado já parabenizavam o democrata pela vitória eleitoral.
Confira as mensagens:
Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido
“Estou ansioso para trabalhar com ele [Biden] e com sua nova administração, fortalecendo a parceria entre nossos países e trabalhando em nossas prioridades comuns: desde o combate à mudança climática, a recuperação após a pandemia e o fortalecimento da nossa segurança transatlântica".
Emmanuel Macron, presidente da França
O presidente francês, Emmanuel Macron, deu as "boas vindas novamente" ao 46º presidente americano. "Estaremos mais fortes para enfrentar os desafios do nosso tempo", escreveu o presidente da França. "Mais fortes para construir nosso futuro. Mais fortes para proteger nosso planeta."
Papa Francisco
O Papa enviou uma carta ao presidente Biden, que é o segundo católico a assumir o comando dos EUA. “Eu também peço a Deus (...) para guiar seus esforços para promover a compreensão, a reconciliação e a paz nos Estados Unidos e entre as nações do mundo, a fim de promover o bem comum universal”.
Andrés Manuel López Obrador, presidente do México:
O presidente do México destacou a comunidade mexicana que vive nos Estados Unidos ao comentar a posse de Biden. “Hoje é a cerimônia de posse de Biden, e aproveito para desejar que tudo corra bem, que esta cerimônia seja realizada com tranquilidade, com paz, que seja para o bem do povo dos Estados Unidos, que são nossos vizinhos, irmãos. Desejo também que [Biden] não se esqueça que 38 milhões de mexicanos vivem e trabalham nos Estados Unidos", disse .
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel:
"Parabéns, presidente Joe Biden e vice-presidente Kamala Harris, por sua histórica posse. Presidente Biden, você e eu temos uma longa amizade pessoal que remonta a muitas décadas", disse Netanyahu.
Hassan Rouhani, presidente do Irã:
O governante do Irã criticou o mandato de Donald Trump, que chamou de "alguém que em todos os seus quatro anos não produziu frutos senão injustiça e corrupção, causando problemas para seu próprio povo e para o mundo". "A bola está no campo dos EUA agora. Se Washington voltar ao acordo nuclear do Irã de 2015, também respeitamos totalmente nossos compromissos sob o pacto", disse.
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá:
"Parabéns, Joe Biden, em sua posse como o 46º presidente dos Estados Unidos. Nossos dois países enfrentaram alguns dos maiores desafios da história juntos, e estou ansioso para continuar esta parceria com você, Kamala Harris e sua administração", disse Trudeau nas redes sociais horas depois da posse.
Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia:
"Meus mais calorosos parabéns a Joe Biden ao assumir o cargo de Presidente dos Estados Unidos da América. Espero trabalhar com ele para fortalecer a parceria estratégica Índia-EUA. Meus melhores votos de um mandato de sucesso na liderança dos EUA, e que permaneçamos unidos e resilientes para enfrentar os desafios comuns e promover a paz e a segurança globais", disse.
Sebastian Piñera, presidente do Chile:
"Hoje Joe Biden assume como 46 ° presidente dos EUA. Um governo que terá como missão curar a alma, promover o reencontro e fortalecer a amizade cívica. O compromisso com a democracia, a liberdade e os direitos humanos não reconhecem fronteiras. Desejo a Biden e aos Estados Unidos o maior sucesso", disse.
Imran Khan, primeiro-ministro do Paquistão:
"Eu parabenizo o presidente Joe Biden em sua inauguração. Ansioso para trabalhar com ele na construção de uma parceria mais forte entre o Paquistão e os EUA por meio do comércio e envolvimento econômico, combate às mudanças climáticas, melhoria da saúde pública, combate à corrupção e promoção da paz na região", diss.
Giuseppe Conte, primeiro-ministro da Itália:
“Aguardamos com expectativa a presidência de Biden, com a qual começaremos a trabalhar imediatamente, tendo em vista a nossa presidência do G20. Temos uma forte agenda em comum, que vai desde o multilateralismo efetivo que ambos queremos ver, até as mudanças climáticas, transição verde e digital, e inclusão social", disse.
Pedro Sanchez, primeiro-ministro da Espanha:
“A vitória de Biden representa a vitória da democracia sobre a extrema direita e seus três métodos: a grande decepção, a divisão nacional e o abuso, mesmo violento, das instituições democráticas. Cinco anos atrás, pensávamos que Trump era uma piada de mau gosto, mas hoje percebemos que ele prejudicava nada menos do que a democracia mais poderosa do mundo", disse.
Ursula Von Der Leyen, presidente da Comissão Europeia:
“Os Estados Unidos estão de volta. E a Europa está pronta. Para se reconectar com um parceiro antigo e confiável, para dar nova vida a nossa querida aliança. Estou ansiosa para trabalhar junto com Joe Biden", disse.
Hua Chunying, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China:
"A China saúda [Joe Biden] e espera o retorno da nova administração dos Estados Unidos ao Acordo de Paris, e sua contribuição positiva para a governança climática global", disse.
Frank Walter-Steinmeier, presidente da Alemanha:
“Hoje é um bom dia para a democracia. Os Estados Unidos da América enfrentaram enormes desafios - e resistiram. Estou muito aliviado porque, hoje, Joe Biden está sendo empossado como presidente e vai se mudar para a Casa Branca. Sei que muitas pessoas na Alemanha compartilham esse sentimento.
Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestiniana:
"Esperamos trabalhar juntos pela paz e estabilidade na região e no mundo. Estamos de prontidão para um processo de paz abrangente e justo que alcance as aspirações do povo palestino em liberdade e independência", disse.
Veja as publicações no Twitter