Limitar notificações exibidas por aplicativos auxilia na segurança do usuário
Assaltantes aproveitam uma facilidade do iPhone e do Android para conseguir dados privados

Foto: Reprodução/G1
As notificações exibidas por aplicativos podem ajudar a encontrar informações úteis rapidamente, mas podem permitir também que elas sejam acessadas de forma indesejada.
Em casos de roubos de celulares, os assaltantes podem acabar aproveitando até o que aparece enquanto a tela do aparelho está bloqueada.
Por meio de um alerta do aplicativo de e-mail, de SMS ou do WhatsApp, por exemplo, os criminosos podem conseguir códigos de validação enviados por serviços para ter acesso as suas contas de e-mail, redes socais e outros aplicativos.
Segundo o gerente regional de conta da Trend Micro, Yuri Souza, os assaltantes aproveitam uma facilidade do iPhone e do Android para conseguir dados privados.
"O SMS e o e-mail são muitas vezes usados no envio de uma chave de autenticação para o usuário", afirma. "É dessa forma que eles conseguem, mesmo com a tela bloqueada, burlar um sistema de autenticação ou pegar uma chave de acesso".
Por este motivo, especialistas auxiliam fazer uma limitação do conteúdo exibido nas notificações enquanto a tela do celular está bloqueada.