Lira diz que vai discutir fundo fixo para catástrofes em 2022

Presidente da Câmara dos Deputados discutiu sobre o assunto nesta terça (28)

[Lira diz que vai discutir fundo fixo para catástrofes em 2022]

FOTO: Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta terça-feira (28), após uma reunião, que a Casa vai discutir em 2022 a criação de um fundo permanente para combate a catástrofes naturais.

Para Lira, a ajuda de R$ 200 milhões anunciada pelo governo federal por meio de medida provisória é importante para a atual situação da Bahia, mas que é paliativa.

Ele anunciou, ainda, que a bancada da Bahia vai montar uma comissão para acompanhar a situação do Estado junto aos governos federal e do Estado. “[Vamos] fazer um levantamento do que está acontecendo e nos colocarmos à disposição de todos os deputados e fazermos logo nos primeiros dias de fevereiro algumas alterações de leis para que esses casos possam ter um atendimento imediato e sem tanta burocracia”, disse Lira.

Segundo o deputado Cláudio Cajado (PP-BA), o que foi discutido sobre o fundo é que ele seria fora do teto de gastos e de caráter permanente. Entretanto, a discussão sobre a forma de arrecadação para formação desse fundo e seu valor, ficará para 2022.

A Bahia vem sofrendo com fortes chuvas desde o início de novembro e diversas cidades estão em estado de calamidade pública. Desde então, o governador do Estado, Rui Costa (PT), autorizou tropas do Exército Brasileiro para resgate e realocação de pessoas desabrigadas pelas enchentes e inundações. Ao menos 3 Estados já enviaram ajuda à Bahia. Até o momento, há 18 mortos, cerca de 4.200 desabrigados e mais de 11.200 desalojados.
 


Comentários