Livro de escritor mineiro representa mitologia brasileira na Eslováquia
Obra “Olimpo Tupiniquim” conta com prefácio de Carlinhos Brown

Foto: Divulgação
O livro “Olimpo Tupiniquim'' nem bem foi lançado oficialmente, mas já representa o Brasil em feira internacional. A 28ª Bienal de Ilustração da Bratislava (BIB – 2021) aprovou a participação da obra como finalista no evento que será realizado de 15 de outubro a 9 de janeiro de 2022, na Eslováquia.
Recheado de histórias brasileiras contadas pelo escritor mineiro Magella Moreira e ilustrações do artista plástico paulista Rogério Pedro, o livro leva os leitores a um mundo mágico onde os personagens do folclore brasileiro ganham vida e múltiplas cores.
“A gente mandou o Olimpo para a seletiva brasileira, que selecionou livros para a Bratislava. Fico muito feliz pelo ocorrido. A gente foi aprovado e o Olimpo já está na Feira Internacional de Ilustração. Somos finalistas. Ainda tem uma próxima etapa que pode nos dar o título de vencedores mundiais”, afirma Magella Moreira.
No total, 47 livros participaram da seleção. No entanto, apenas 15 foram escolhidos para representar o Brasil na Bienal, dentre eles o Olimpo. Os critérios para as escolhas foram os mesmos utilizados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) durante a seleção anual, com destaque para a diversidade como expressão e narrativa.
Nessa viagem ao redor do mundo, os autores passam pela capital baiana e contam com a participação artística do cantor e músico Carlinhos Brown, autor do prefácio que leva a imagem de “Cacique”, título pelo qual o artista é conhecido no bairro do Candeal. Margareth Menezes é outra figura baiana que aparece no Olimpo de Magella e Rogério, que contou ainda com a admiração da cantora Sandra de Sá.
O livro será lançado ainda este mês em Salvador. O cantor Carlinhos Brown recebeu, na última segunda-feira (26), exemplares do ‘Olimpo Tupiniquim’. O encontro ocorreu na Candyall Gueto Square e contou com a presença do escritor Magella Moreira e do ilustrador da obra, Rogério Pedro.