Especialista dá dicas de atividades para praticar inglês durante a pandemia
Confira maneiras diferentes de tornar o tempo em casa produtivo

Foto: Getty Images
Embora a vacinação contra a Covid-19 garanta uma maior sensação de segurança, ainda não é o momento de se descuidar das medidas sanitárias, principalmente por conta das novas variantes do novo coronavírus. Atualmente, passar bastante tempo dentro de casa ainda é a realidade de muitos brasileiros. Esses momentos, entretanto, podem ser produtivos. A gerente pedagógica da Red Balloon, Cláudia Peruccini, afirma que esse momento é ideal para quem deseja aprender um novo idioma.
Segundo ela, independentemente da idade, é importante manter a prática constante. Pensando nisso, a especialista separou cinco atividades que podem ser feitas em casa para manter a constância no aprendizado. Confira:
Assista a filmes em inglês
Além do entretenimento, os filmes são uma boa opção para unir a família e aprender inglês ao mesmo tempo. Ter contato com o idioma por meio das telas é uma forma de aperfeiçoar a pronúncia das palavras, expandir o vocabulário e conhecer gírias e expressões usadas no cotidiano. Assistir a filmes em inglês também ajuda a conhecer diferentes culturas e entender mais sobre os hábitos e vivências dos nativos, o que enriquece e solidifica o aprendizado.
Ouça músicas em inglês ao longo do dia
Aprender com as canções é uma ótima forma de acostumar os ouvidos com entonações, pronúncias e sotaques diferentes. A música, além de tornar o aprendizado mais leve e dinâmico, ajuda na memorização de novas palavras e no desenvolvimento da percepção sensorial.
Faça receitas típicas de países onde o inglês é língua nativa
Além de proporcionar momentos de afeto em família, fazer receitas com as crianças pode ser um tempo de muito aprendizado. A comida é uma das maiores marcas culturais de um país, e pode ser usada a favor do ensino da língua inglesa.
Falar o nome dos ingredientes em inglês enquanto prepara a receita também é uma boa forma de memorizar novas palavras. A especialista também recomenda que a família pesquise receitas típicas de países onde o inglês.
Conte histórias em inglês
A imaginação é fundamental para o aprendizado, e deve ser incentivada principalmente na infância. Criar histórias usando o inglês é uma maneira simples e eficaz de praticar o idioma e ainda desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais.
Faça brincadeiras interativas
A família pode criar brincadeiras e incentivar a criança a usar o inglês nomeando os objetos enquanto brincam, por exemplo. Ou então, ao final de uma brincadeira, os pais podem incentivar o filho a guardar os objetos enquanto os nomeia. Assim, além de ensinar os pequenos sobre responsabilidade e autonomia, auxiliam no aprendizado e na fixação do idioma.