Lua está diminuindo, revelam pesquisadores dos EUA

Nasa sugere que fator pode afetar missões espaciais

[Lua está diminuindo, revelam pesquisadores dos EUA]

FOTO: Reprodução/Pixabay

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, revelou que a Lua está diminuindo. No entanto, não há risco iminente de que ela desapareça nas próximas centenas de milhões de anos.

Embora o processo de diminuição seja lento, ele pode ser suficiente para desencadear deslizamentos e terremotos no polo sul do satélite natural.

Diante desse risco, a Nasa planeja instalar uma estação espacial para receber astronautas em um futuro próximo. Naturalmente, a instabilidade dessa região lunar afeta diretamente a qualidade das missões e a segurança dos viajantes espaciais.

A modelagem desenvolvida no estudo sugere que eventos de deslizamento em falhas existentes ou na formação de novas falhas são capazes de gerar fortes tremores na região polar. Os pesquisadores alertam que a distribuição dessas falhas e  potencial efeito devem ser considerados ao planejar a localização de postos avançados permanentes. 

As análises da superfície lunar foram feitas com base em imagens recentes captadas pela Lunar Reconnaissance Orbiter, uma espaçonave lançada à órbita da Lua pela primeira vez em 2009. 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!