"Super Terra" é localizada por satélite da Nasa e pode estar em zona habitável

TOI-715b, como foi nomeado, orbita uma estrela anã e leva apenas 19 dias para realizar um movimento de translação completa

[

FOTO: Reprodução/Nasa

Astrônomos encontraram uma "Super Terra", orbitando uma estrela anã. A descoberta, feita pela missão TESS da Nasa e divulgada em janeiro deste ano, guarda mais do que apenas tamanhos comparáveis com o nosso planeta: a Super-Terra estaria próxima o suficiente da sua estrela, colocando-o numa zona habitável (quando há a temperatura certa capaz de manter a água no estado líquido em sua superfície). Acredita-se que um planeta menor, do tamanho da Terra, também esteja orbitando a estrela.

Denominada TOI-715b, a Super-Terra gira em volta de uma estrela anã vermelha, mais fria e menor do que o sol, e leva apenas 19 dias para realizar um movimento de translação completa. Por estar numa posição adequada, os pesquisadores creditam que o TOI-715b esteja numa zona habitável. A área é geralmente calculada levando em conta os fatores como tamanho, a temperatura e a massa da estrela, além do quanto sua luz reflete nos corpos que orbitam em volta.

Apesar disso, a pesquisadora de pós-doutorado e principal autora do estudo, Georgina Dransfield, explicou que pode haver grandes margens de erros associadas aos fatores citados, o que impacta diretamente na classificação.

Felizmente, os astrônomos acreditam que TOI-715b está em uma região mais próxima e mais adequada ao redor da sua estrela, o que o colocaria numa categoria mais específica e com menos probabilidade de ser afetada pela margem de erro, a zona habitável conservadora.

"Esta descoberta é emocionante porque é a primeira Super-Terra do TESS a ser encontrada dentro da zona habitável conservadora", disse Dransfield à CNN, acrescentando que: "Além disso, como está relativamente próximo, o sistema é adequado para futuras investigações atmosféricas".

Próximo, claro, é varia do ponto de vista: o TOI-715b está a 138 anos luz da Terra. Para se ter uma ideia, um ano luz equivale a aproximadamente 9,46 trilhões de quilômetros.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das Mães: Tratamentos para cabelos crespos, cacheados e ondulados é um presente afetivo e que promove a autoestima!]

Beleza Natural oferece diversas opções para tratamento e transformação de cabelos para surpreender e estimular as mães com cuidado pessoal e bem-estar

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!