Lula busca acordo com Alcolumbre antes de oficializar indicação de Messias ao STF
Informação foi confirmada pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner, nesta quarta (18)

Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), antes de oficializar a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).
A estratégia é costurar um acordo político para garantir a aprovação do nome no Senado. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (18) pelo líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT), em conversa com jornalistas.
Segundo Wagner, Lula já teve uma conversa inicial com Alcolumbre e pretende retomar o diálogo assim que retornar ao Brasil. O presidente chegou à Índia nesta quarta-feira para iniciar uma viagem de oito dias pela Ásia.
“Uma vez combinado com Alcolumbre, Lula vai enviar o nome. Acredito que Jorge Messias tem os votos necessários para ser aprovado no Senado”, afirmou o senador.
Demora para enviar nome ao Senado
Em novembro de 2025, Lula já havia sinalizado que Jorge Messias era seu escolhido para a vaga aberta no STF após a aposentadoria de Luís Roberto Barroso, mas o nome desde então não foi oficialmente enviado ao Senado.
A demora na formalização da indicação estaria relacionada à resistência de parte dos parlamentares. De acordo com Wagner, havia preferência entre senadores, inclusive de Alcolumbre, pelo nome do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
“Havia uma torcida legítima pelo nome de Rodrigo Pacheco. Mas a escolha de um ministro do Supremo é uma decisão pessoal do presidente”, concluiu.


