Lula comemora indicações de filmes brasileiros ao Oscar 2026
O Agente Secreto foi indicado em quatro categorias

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, nesta quinta-feira (22), as indicações de produções brasileiras ao Oscar 2026, anunciadas durante cerimônia realizada no mesmo dia. O filme brasileiro O Agente Secreto foi indicado em quatro categorias.
O longa concorre a Melhor Elenco, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Filme. O diretor de fotografia Adolpho Veloso também foi indicado ao prêmio pelo trabalho no filme Sonhos de Trem.
Em publicação nas redes sociais, Lula destacou a indicação de Wagner Moura. “Wagner Moura tem o molho, tem talento de sobra, já levou o Globo de Ouro de melhor ator em filme drama e agora pode vir o Oscar de melhor ator”, escreveu.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto igualou o recorde de indicações de um filme brasileiro em uma edição do Oscar, marca anteriormente alcançada apenas por Cidade de Deus.
Em outra publicação, o presidente comentou a indicação do filme à principal categoria da premiação. “O Agente Secreto concorre ao Oscar de Melhor Filme entre outras nove produções. Estar entre os melhores do mundo já é uma vitória da nossa cultura, do nosso talento e da nossa capacidade de contar histórias que atravessam fronteiras”, afirmou.
Lula também comemorou a indicação de Adolpho Veloso na categoria de Melhor Direção de Fotografia. A cerimônia do Oscar está marcada para o dia 15 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles.


