/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Lula confirma entrada do Brasil na Opep+ como observador com foco na transição energética

Notícias
Brasil

Lula confirma entrada do Brasil na Opep+ como observador com foco na transição energética

Presidente quer alertar os produtores de petróleo para o fim dos combustíveis fósseis

Por Da Redação
Lula confirma entrada do Brasil na Opep+ como observador com foco na transição energética
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, confirmou neste sábado (2) que o Brasil integrará a Opep+ como observador, assumindo o compromisso de convencer os países produtores de petróleo a anteciparem a transição para fontes de energia mais sustentáveis.

A entrada oficial do Brasil na Opep+ foi anunciada na última quinta-feira (30), durante uma reunião em que o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, representou o Brasil. O evento reúne os principais produtores de petróleo do mundo, incluindo aliados como a Rússia.

Em declarações durante a visita, o presidente Lula esclareceu a distinção entre a Opep e a Opep+, comparando sua participação à sua presença no G7. "O Brasil não integrará a Opep, mas a Opep+. É como eu participar do G7. Estou lá para ouvir, só faço pronunciamentos após as decisões deles. E então, retorno. Não tenho poder de influência direta", afirmou o presidente.

Lula destacou a relevância da participação na Opep+ e destacou a necessidade de convencer os países produtores de petróleo a se adaptarem ao declínio inevitável dos combustíveis fósseis. Ele enfatizou a importância de utilizar os lucros da indústria petrolífera para investir em alternativas sustentáveis, especialmente no desenvolvimento de combustíveis renováveis, como o hidrogênio verde. O líder brasileiro ressaltou que sem a criação de alternativas viáveis, a transição para o abandono dos combustíveis fósseis torna-se desafiadora.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102