• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Lula critica novamente presidente do BC e diz que país não cresce com a atual taxa de juros

Lula critica novamente presidente do BC e diz que país não cresce com a atual taxa de juros

Presidente afirmou que Campos Neto deve 'pensar, maturar' sobre reduzir os atuais 13,75% da Selic

Por Da Redação
Às

Lula critica novamente presidente do BC e diz que país não cresce com a atual taxa de juros

Foto: Ricardo Stuckert/PR | Raphael Ribeiro/BCB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fazer crítica ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em entrevista a veículos de mídia alternativa nesta terça-feira (7) no Palácio do Planalto. Segundo o presidente, o país vai ter dificuldades de crescer com a atual taxa básica de juros, mantida em 13,75% pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do BC. 

Campos Neto foi indicado para o cargo no governo Jair Bolsonaro. Também no governo anterior, foi aprovada a autonomia do BC. Assim, Lula não pode mexer no comando do banco.

Para o presidente da República, a taxa básica de juros da economia, a Selic, poderia ter sido baixada. Lula entende que isso ajudaria na geração de empregos e no crescimento econômico, já que juros altos elevam o preço do crédito. O BC, por outro lado, vem argumentando que manter a taxa no atual patamar é necessário para evitar uma disparada da inflação.

"Não é possível que a gente queira que este país volta a crescer com taxa de 13,75%. Nós não temos inflação de demanda. É só isso. É isso que eu acho que esse cidadão [Campos Neto], indicado pelo Senado, tenha possibilidade de maturar, de pensar e de saber como vai cuidar deste país. Ele tem muita responsabilidade", afirmou Lula na entrevista.

Em ata divulgada mais cedo nesta terça, o Copom disse que aguarda um pacote fiscal do Ministério da Fazenda para avaliar queda na taxa de juros. Para o Copom, isso sinalizaria um controle das contas públicas e menor risco de disparada na inflação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário