Lula defende PIX e afirma que Trump deveria fazer experiência com sistema nos EUA

Ferramenta entrou na mira de investigação dos EUA em julho

Por Da Redação
Às

Atualizado
Lula defende PIX e afirma que Trump deveria fazer experiência com sistema nos EUA

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) defendeu nesta terça-feira (5) o sistema PIX e disse que o presidente americano Donald Trump deveria realizar uma experiência semelhante com a ferramenta nos Estados Unidos.

A ferramenta gratuita de transferência de recursos do Banco Central virou foco para os EUA em julho. O governo Trump incluiu a ferramenta PIX em um documento que anuncia a abertura de uma investigação contra o Brasil por "práticas comerciais desleais".

O presidente Lula mencionou o caso do PIX ao dizer que não há justificativas para as sanções econômicas impostas pelo presidente norte-americano ao Brasil.

"As alegações sobre o PIX, a regulação de plataformas digitais e o desmatamento são descabidas", disse o presidente.

"O PIX é patrimônio nacional e referência internacional de infraestrutura pública digital. E aqui, eu gostaria que o presidente Trump fizesse uma experiência com o PIX nos Estados Unidos", emendou Lula.

Lula ainda brincou e disse que Trump deveria fazer um PIX par pagar uma conta.

"Ele iria ver que é uma coisa moderna, e qual é a preocupação deles? É que se o PIX tomar conta do mundo, os cartões de crédito irão desaparecer", disse.

"E é isso que está por trás dessa loucura contra o Brasil. Por isso, nós não podemos ser penalizados por desenvolver um sistema gratuito, como disse o companheiro Haddad, e eficiente", seguiu.

A declaração do presidente foi concedida durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, também conhecido como "Conselhão", colegiado que reúne ministros, empresários e ativistas que discutem e sugerem ao governo, políticas públicas em áreas diferentes.

PIX investigado

Diante do aumento de tensões com os EUA, o Escritório do Representante de Comércio do país (USTR, na sigla em inglês) disse no mês passado que o PIX é investigado em processo aberto pelo governo norte-americano.

Através do documento, o governo norte-americano não menciona especificamente o nome do sistema PIX, mas fala em "serviços de comércio digital e pagamento eletrônico", incluindo aqueles do governo. O PIX é o único sistema do governo para esta função.

"O Brasil também parece se envolver em uma série de práticas desleais com relação a serviços de pagamento eletrônico, incluindo, mas não se limitando a favorecer seus serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo", afirmou o USTR.

Em outro trecho, o governo fala em indícios de que o Brasil "se envolve em uma variedade de atos, políticas e práticas que podem prejudicar a competitividade das empresas americanas que atuam no comércio digital e em serviços de pagamento eletrônico".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário