Lula destaca potencial do Brasil como líder em combustíveis renováveis em conferência da ONU
Presidente afirmou também que fará uma viagem à Alemanha para apresentar o Brasil como grande produtor

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma declaração ousada nesta quinta-feira (14), ao destacar o potencial do Brasil como líder global em combustíveis renováveis, comparando-o ao papel que o Oriente Médio desempenha na produção de petróleo.
"A natureza, de um lado, e a irresponsabilidade, do outro, ao desmatar e poluir o planeta, estão nos dando uma nova chance. Temos a oportunidade de nos tornar tão ou mais importantes no campo dos combustíveis renováveis do que o Oriente Médio é para o petróleo", afirmou o presidente.
Lula também revelou que o debate sobre combustíveis renováveis será um tópico central na próxima Assembleia-Geral da ONU, que ocorrerá na próxima semana em Nova York, assim como na Conferência das Partes (COP) marcada para dezembro. Ele ainda anunciou planos de viajar à Alemanha para dialogar com empresários, a fim de mostrar que o Brasil está bem posicionado para se tornar um grande produtor de alternativas de combustível.
"Na segunda-feira, estarei em Nova York com figuras importantes como Lira, Pacheco e Haddad. Vamos realizar um amplo debate em Nova York, colocando a questão dos combustíveis renováveis em destaque. Em dezembro, teremos a COP nos Emirados Árabes, e após esse evento, vamos à Alemanha para um grande debate com empresários alemães, demonstrando que o Brasil é e continuará a ser um grande produtor de alternativas de combustível neste mundo. Os países ricos precisam cumprir as promessas feitas aos países mais pobres", enfatizou Lula.