Lula e Trump participam da Assembleia Geral da ONU

Presidente brasileiro fará o discurso de abertura, enquanto líder norte-americano falará em sequência; debate poderá influenciar sistema de governança global e da própria ONU

Por Da Redação
Às

Atualizado
Lula e Trump participam da Assembleia Geral da ONU

Foto: Ricardo Stuckert/PR | Isac Nóbrega/PR

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fará o discurso de abertura nesta terça-feira (23) na tribuna da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que completa 80 anos. Em seguida, será a vez do líder norte-americano se pronunciar.

De acordo com informações apuradas pela CNN Brasil, Lula vai usar o púlpito para discursar em defesa do multilateralismo, da cooperação internacional e de uma agenda progressista com foco nos direitos sociais e na sustentabilidade. O presidente também deve pedir para que os países engajem na luta contra as mudanças climáticas, além de convocar os chefes de Estado para participar da COP30, que ocorre em novembro deste ano, em Belém, no Pará.

COP-30 será oportunidade para fortalecer multilateralismo, diz Marina

Ainda de acordo com a CNN, Trump deve justificar os atos unilaterais da sua gestão e criticar decisões do órgão que considere inversas aos interesses dos Estados Unidos. O republicano pode utilizar a tribuna para reforçar a oposição do governo americano a medidas globais de tributação e regulação ambiental propostas em fóruns multilaterais.

Ambos os presidentes farão apelos em prol da paz em confrontos internacionais com posições diametralmente opostas. Lula pode criticar novamente a atuação de Israel na guerra contra a Faixa de Gaza, na qual definiu o ocorrido como "genocídio", termo repudiado pelo governo do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e por Trump.

Apesar de não existir a expectativa de uma reunião formal entre os chefes de Estado no evento, pode ocorrer algum encontro informal nas antecâmaras do plenário do órgão intergovernamental.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário