• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Lula lidera, mas vantagem cai para menos de 10 pontos sobre Flávio Bolsonaro, aponta pesquisa

Lula lidera, mas vantagem cai para menos de 10 pontos sobre Flávio Bolsonaro, aponta pesquisa

Dados foram divulgados pelo instituto Paraná Pesquisas nesta sexta (26)

Por Da Redação
Às

Atualizado
Lula lidera, mas vantagem cai para menos de 10 pontos sobre Flávio Bolsonaro, aponta pesquisa

Foto: Ricardo Stuckert/PR; Flávio Bolsonaro - Agência Senado

Levantamento nacional divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta sexta-feira (26) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança nas intenções de voto para a Presidência da República em 2026, mas com redução da diferença em relação ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que surge como principal nome do campo bolsonarista após ser indicado pelo pai como seu representante na disputa.

No cenário estimulado de primeiro turno em que Flávio Bolsonaro aparece como candidato, Lula registra 37,6% das intenções de voto, enquanto o senador soma 27,8%. Em seguida, aparecem o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), com 9%, e o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), com 7,9%. Os demais nomes testados ficam abaixo dos dois dígitos.

Os dados indicam crescimento consistente de Flávio Bolsonaro nas pesquisas após a confirmação de seu nome para a corrida presidencial. Em outubro, ele tinha 19,2% das intenções de voto, percentual que passou para 19,7% em novembro e avançou cerca de oito pontos percentuais em dezembro. Com isso, a distância em relação a Lula, que já foi próxima de 17 pontos, caiu para menos de dez.

Na simulação de segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, o cenário aponta equilíbrio. O presidente aparece com 44,1% das intenções de voto, contra 41% do senador, configurando empate técnico dentro da margem de erro.

A pesquisa também testou outros cenários. Sem Flávio Bolsonaro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), registra 26,2% no primeiro turno, ficando mais de 11 pontos atrás de Lula. Em eventual segundo turno entre os dois, o petista soma 44% e Tarcísio, 42,5%, também em situação de empate técnico. Já no cenário com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), ela aparece em segundo lugar no primeiro turno, com 24,4%, frente a 37,2% de Lula. No segundo turno, os percentuais são de 44,8% para Lula e 41,4% para Michelle.

Diante da inelegibilidade de Jair Bolsonaro, o instituto também questionou os eleitores sobre quem deveria representar o ex-presidente em 2026. Flávio Bolsonaro lidera essa preferência, com 20,6%, à frente dos demais nomes citados.

A pesquisa ouviu 2.038 eleitores entre os dias 18 e 22 de dezembro, em 163 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.