Lula participa de reunião do Brics para marcar posição sobre temas de agenda internacional
Assuntos como o tarifaço, guerras, COP30 deverão ser debatidos durante o encontro.

Foto: Foto oficial dos Líderes do Brics no encontro de 2023. Créditos: Ricardo Stuckert/Palácio do Planalto/ Flickr
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta segunda-feira (8) da reunião virtual com líderes de países do BRICS para marcar posição sobre temas de agenda internacional. O encontro ocorre dois meses após a cúpula do bloco no Rio de Janeiro, com o aumento das tensões no cenário global e de críticas do Donald Trump ao bloco.
As diferentes perspectivas do multilateralismo em relação a imposição do tarifaço pelos EUA, guerras na Ucrânia e Gaza, bem como a necessidade de reformas das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial do Comércio (OMC), deverão ser discutidos. As posições de cada país do bloco deverão ser demarcadas conforme as nuances políticas de cada um.
Há ainda a expectativa de que Lula reforce a defesa da soberania brasileira, com tom calibrado para não irritar Trump.
Outro ponto que também será reforçado é o convite para que os países do bloco se engajem na COP30, que acontece em novembro em Belém. O Brasil vai lançar, durante o evento, o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF na sigla em inglês), com o intuito de reunir recursos para conservação de florestas de países em desenvolvimento.
O governo está avaliando divulgar uma nota com detalhes do que foi debatido após o encontro.