• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Lula pede diálogo com Trump a poucos dias do início do tarifaço: 'vamos tentar resolver'

Lula pede diálogo com Trump a poucos dias do início do tarifaço: 'vamos tentar resolver'

Petista também anunciou comissão para levantamento de riquezas no Brasil

Por Da Redação
Às

Atualizado
Lula pede diálogo com Trump a poucos dias do início do tarifaço: 'vamos tentar resolver'

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A poucos dias do início da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu diálogo com Donald Trump. O petista disse que espera que o presidente dos EUA reflita sobre a importância do Brasil.

"Eu espero que o presidente dos Estados Unidos reflita a importância do Brasil. E eu vou fazer aquilo que, no mundo civilizado, a gente faz. Tem divergência? Tem. Senta numa mesa, coloca a divergência de lado e vamos tentar resolver. E não de forma abrupta, individual, tomar a decisão de taxar em 50%. Isso é o filho do coiso e o coiso que estão pedindo para fazer", disse, em referência a Eduardo Bolsonaro e Jair Bolsonaro.

"O filho do coiso, que é deputado federal, de forma sem-vergonha, deixou a Câmara dos Deputados, foi para os Estados Unidos pedir para o Trump fazer uma taxação no Brasil para não deixar o pai dele preso. Vocês acham que é correto? A gente já viu o tal do Silvério dos Reis, que traiu o Tiradentes. Agora tem um cara que está traindo o povo brasileiro. Ele vai ser julgado pela Justiça", acrescentou.

O governo dos EUA confirmou que o tarifaço contra o Brasil entrará em vigor em 1º de agosto. 

Terras-raras e minério

Em seu discurso, Lula disse ainda que foi criada uma comissão dentro do governo para que seja feito um levantamento de todo tipo de riqueza que o Brasil tem no seu solo e subsolo, como minerais críticos e terras-raras.

"Aí eu fico sabendo que os Estados Unidos vão ajudar a Ucrânia, mas ele está querendo ter privilégio dos minerais críticos da Ucrânia. E li uma matéria que os Estados Unidos têm interesse nos minerais críticos do Brasil. Por que que eu vou deixar para outro pegar?", questionou Lula.

"A gente não quer nada dos outros. A gente quer apenas garantir que aquilo que é nosso possa gerar riqueza para que este país deixe de ser um país eternamente em vias de desenvolvimento e seja um país altamente desenvolvido", completou o presidente brasileiro.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário