Lula recupera vantagem e lidera cenários para 2026, aponta Atlas/Bloomberg
Presidente supera Tarcísio e Michelle Bolsonaro em simulações de 1º e 2º turnos

Foto: Reprodução Atlas/Bloomberg
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua vantagem nas intenções de voto para as eleições de 2026, segundo pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada nesta quarta-feira (17). Após uma queda registrada em agosto, Lula voltou ao patamar de julho, quando alcançou seu melhor desempenho na série histórica.
No primeiro cenário testado para o 1º turno, contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista aparece com 48,2% das intenções de voto, alta de 4,1 pontos percentuais. O governador de São Paulo tem 30,4%, em leve oscilação negativa. Outros candidatos somam 15,6%, enquanto brancos, nulos e indecisos chegam a 5,7%.
Em uma disputa com Michelle Bolsonaro (PL), Lula atinge 50,2% e venceria no 1º turno. A ex-primeira-dama registra 33%, e os demais nomes não ultrapassam 5%.
Nos cenários de 2º turno, o presidente amplia sua margem contra todos os adversários. Contra Tarcísio, Lula marca 50,6%, o maior índice desde o início da série, abrindo 5,4 pontos de vantagem. Ele também venceria Michelle Bolsonaro por 7,3 pontos e Jair Bolsonaro por 7 pontos em uma hipótese de retorno do ex-presidente à disputa. Em relação a governadores ligados à direita, a diferença varia entre 14 e 27 pontos percentuais.