Lula responde chanceler alemão e afirma que Berlim não oferece 10% do Pará
De acordo com o chefe do Executivo, os alemães ficaram "contentes" em ir embora da capital paraense

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Reprodução/Youtube/HKD
O presidente Lula (PT) respondeu nesta terça-feira (18) ao comentário do chanceler alemão Friedrich Merz sobre a estadia em Belém, durante a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). De acordo com o chefe do Executivo, os alemães ficaram "contentes" em ir embora da capital paraense.
“Ele [Merz], na verdade, devia ter ido a um boteco no Pará. Ele, na verdade, devia ter dançado no Pará. Ele, na verdade, deveria ter provado a culinária do Pará porque ele ia perceber que Berlim não oferece para ele 10% do que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém”, disse o presidente durante a inauguração de uma ponte que liga o Pará ao estado do Tocantins, em São Geraldo do Araguaia (PA).
O comentário do chanceler provocou descontentamento entre o governo federal, estadual e a prefeitura de Belém. Integrantes do governo em Belém e Brasília destacaram à CNN classificaram o episódio como "Grosseria" e "inacreditável".
De acordo com o prefeito de Belém, Igor Normado (MDB), a declaração de Merz foi considerada "infeliz, arrogante e preconceituosa", além de afirmar que "não representa" a opinião de demais visitantes.
O governador Helder Barbalho (MDB) também se manifestou, mas por meio da rede social. Em publicação realizada no X, o chefe do Executivo Estadual defendeu o estado e afirmou que "um discurso preconceituoso revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado".
Friedrich Merz esteve presente no Brasil para participar da Cúpula dos Líderes em Belém, antes do começo oficial da COP30, e participou de um encontro bilateral com o presidente Lula.
O comentário do chanceler aconteceu no Congresso de Comércio Alemão, na semana passada.
“Minhas senhoras e senhores, vivemos num dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada quem gostaria de ficar lá. Ninguém levantou a mão [...] Todos ficamos contentes por regressar à Alemanha, sobretudo daquele local onde estávamos, na noite de sexta-feira", disse Merz na ocasião.


