Lula sanciona projeto que cria o Dia Nacional da Axé Music
Data passa a ser celebrada no dia 17 de fevereiro e faz referência à música "Fricote", do baiano Luiz Caldas

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, na quarta-feira (6), o Projeto de Lei 4187/24, que cria o Dia Nacional da Axé Music, que agora passa a ser celebrada no dia 17 de fevereiro.
A data escolhida faz referência à primeira vez que a música "Fricote", do baiano Luiz Caldas, foi apresentada no Carnaval de Salvador, em 1985.
Entre as autoridades presentes, participaram a deputada federal Lídice da Mata (PSB), autora do projeto, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, além da cantora Daniela Mercury.
A assinatura ocorreu na mesma cerimônia que reconheceu o Carnaval do Rio de Janeiro como manifestação da cultura nacional.
Jerônimo celebra reconhecimento
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), celebrou, por meio das redes sociais, o reconhecimento nacional e destacou o protagonismo baiano no nascimento do ritmo.
“Um ritmo que nasceu na #Bahia, tomou conta do Brasil, encantou o mundo e agora tem o reconhecimento que merece! O Dia Nacional da Axé Music é conquista nossa, fruto do projeto da deputada Lídice da Mata. Mais que homenagem, é afirmação de identidade e valorização da nossa cultura. Viva a Axé Music, viva a nossa Bahia!”, escreveu o governador na plataforma X.