• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Lula usa mensagem de Getúlio para reforçar discurso nacionalista em meio a tensões com os EUA

Lula usa mensagem de Getúlio para reforçar discurso nacionalista em meio a tensões com os EUA

Carta de Getúlio Vargas diz: “Conheço meu povo e tenho confiança nele. Tenho plena certeza de que serei eleito”

Por Da Redação
Às

Lula usa mensagem de Getúlio para reforçar discurso nacionalista em meio a tensões com os EUA

Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) leu, nesta terça-feira (26), durante reunião ministerial, um trecho de carta do ex-presidente Getúlio Vargas (1882-1954), na qual o líder trabalhista manifestava confiança na vitória eleitoral de 1950 e antecipava dificuldades para concluir o mandato.

“Conheço meu povo e tenho confiança nele. Tenho plena certeza de que serei eleito, mas sei também que, pela segunda vez, não chegarei ao fim do meu governo. Terei de lutar. Até onde resistirei? Se não me matarem, até que ponto meus nervos poderão aguentar? Uma coisa lhes digo: não poderei tolerar humilhações”, diz o trecho lido por Lula, publicado originalmente no jornal Folha da Noite.

Segundo auxiliares, Lula decidiu citar Vargas por enxergar semelhanças entre o contexto vivido pelo gaúcho e o momento atual do Brasil, diante do aumento das tensões com o governo dos Estados Unidos e das críticas ao chamado “tarifaço” de 50% sobre as importações brasileiras.

Na reunião, ministros reforçaram o discurso nacionalista que vem pautando o governo desde o anúncio das tarifas. O novo slogan da gestão “Governo do Brasil: do lado do povo brasileiro” foi apresentado como resposta à pressão externa.

De acordo com integrantes do Planalto, Lula avalia que forças estrangeiras, especialmente ligadas ao presidente Donald Trump, buscam influenciar a política brasileira com apoio de setores da elite local e de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Eleições de 2026

A leitura da carta também foi interpretada como um sinal de que Lula pretende disputar um quarto mandato. A dois meses de completar 80 anos, o presidente disse aos ministros que, se estiver em boas condições de saúde, será candidato na eleição de 2026.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.