Lula volta a criticar Trump e diz que presidente 'quer governar o mundo pelo Twitter'
Declaração foi feita durante discurso no RS nesta terça-feira (20)

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar publicamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira (20) em Rio Grande (RS), após um período de trégua entre os dois governos.
Durante a entrega de 1.276 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, Lula afirmou que Trump quer “governar o mundo pelo Twitter”.
"Já perceberam que o Trump quer governar o mundo pelo Twitter? Fantástico, todo dia fala uma coisa. E você acha que é possível a gente tratar o povo com respeito se não olhar no rosto? Achar que é objeto e não um ser humano?", disse Lula a jornalistas.
A declaração ocorre em meio à avaliação do governo brasileiro sobre um convite feito por Trump para que Lula integre um “Conselho da Paz” voltado à situação na Faixa de Gaza. O Itamaraty iniciou consultas com parceiros internacionais para definir a posição do Brasil diante da oferta.
Analistas afirmam que o governo brasileiro ainda não decidiu se vai aceitar a proposta e que a avaliação diplomática segue em curso.
Nos últimos meses, Lula havia adotado tom menos crítico após o governo dos EUA reduzir tarifas sobre produtos brasileiros e chegou a afirmar que existia “química” entre os dois líderes. Entretanto, o presidente brasileiro também publicou um artigo no The New York Times criticando ações dos Estados Unidos na Venezuela.
Os imóveis entregues nesta terça são destinados a famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.850, faixa 1 do programa.


