Macramê moderno: Conheça as bolsas artesanais e fashionistas

O macramê é uma técnica milenar de tecelagem manual

[Macramê moderno: Conheça as bolsas artesanais e fashionistas]

FOTO: Giorgio Armani

O macramê é uma técnica milenar de tecelagem manual, que cria padrões e estruturas no fio apenas com nós e amarrações, sem utilizar agulhas ou outras ferramentas. Esta técnica de artesanato tão antiga e tradicional está ganhando cada vez mais adeptos nos dias de hoje, sobretudo por parte de jovens que buscam resgatar a beleza das manualidades.

E até mesmo na moda, o macramê tem tido o seu momento de estrelato! A arte saiu dos pequenos ateliês e invadiu as passarelas, ganhando a atenção das fashionistas de plantão. A técnica do macramê que costuma aparecer em acessórios de decoração, é reinventada em peças como colares, sandálias e bolsas. Desfiles de grifes como Giorgio Armani e Schiaparelli incorporam a delicadeza do macramê à peças urbanas e descoladas. 

 

 

E o que mais chama a atenção são os modelos inusitados das bolsas assinadas por designers de moda. O modelo em formato de vaso da grife Moreau, chega a custar cerca de R$ 3.000,00. 

 

 

Mas não é apenas de grifes que vive a moda, né? Diversos artesãos e pequenos produtores de todos os lugares também tem investido na reinterpretação do macramê, com peças que fogem do óbvio. Os modelos atraem pessoas que gostam de incluir mais significado em suas peças de vestuário, mesclando referências, texturas e estilos no mesmo visual. 

 

 

E claro, nem é preciso dizer que o estilo artesanal costuma fazer sucesso em Salvador! Em pontos estratégicos da cidade, como no Mercado Modelo ou na Feira de São Joaquim, é possível encontrar peças artesanais produzidas na região. Prefere garantir um modelo só seu? Vale encomendar uma peça exclusiva diretamente com quem produz! No Modera Brechó, localizado no Rio Vermelho, as peças do Ateliê Anima (@anima.macrame) estão disponíveis, e a artesã Ana Beatriz também realiza encomendas personalizadas. 

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!