Maia garante que comissão da Câmara deve aprovar novo Fundeb

Proposta deve ser votada na semana que vem

Por Da Redação
Às

Maia garante que comissão da Câmara deve aprovar novo Fundeb

Foto: Reprodução/G1

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ao blog de Andreia Sadi nesta quinta-feira (5) que a comissão especial criada para debater o novo Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, deve aprovar proposta sobre o tema na semana que vem.

Os recursos, que são uma complementação para a educação básica, que vai do ensino infantil ao médio, são repassados pela União às secretarias estaduais e municipais.

A lei atual prevê o fim do fundo em 2020 e, por isso, o Congresso discute um novo formato para restabelecê-lo. Entre as mudanças está o aumento do percentual repassado aos entes.

Pela proposta da relatora, deputada Professora Dorinha Seabra (DEM-TO), a União vai dobrar, de forma escalonada até 2026, sua participação no fundo. Atualmente, o governo federal arca com 10% dos recursos.

Caso a proposta seja aprovada, o montante será de 15% em 2021 e aumentará um ponto percentual por ano até chegar a 20% em 2026.

O governo tem questionado os congressistas sobre como esse incremento será custeado. Porém, o Ministério da Educação não participa das conversas porque tornou inviável o diálogo no Congresso.

Sobre esses questionamentos do governo, Maia afirmou: “Não é tudo como o governo quer. A Câmara está fazendo seu debate”.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.