• Home/
  • Notícias/
  • Justiça/
  • Maioria do STF decide que operações policiais no Congresso dependem de autorização da Corte

Maioria do STF decide que operações policiais no Congresso dependem de autorização da Corte

Pedido foi atendido parcialmente pelo relator Cristiano Zanin, que delimitou o alcance para não criar um 'foro institucional'

Por Da Redação
Às

Maioria do STF decide que operações policiais no Congresso dependem de autorização da Corte

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta segunda-feira (22), para determinar que é competência da Corte autorizar buscas e apreensões nas dependências do Congresso Nacional e em imóveis funcionais, que são ocupados por parlamentares.

O ministro relator do caso, Cristiano Zanin, votou a favor e foi seguido pelos decanos Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Flávio Dino, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. 

O pedido foi formalizado pela Mesa Diretora do Senado, que ainda solicitou que, em tais diligências, a Polícia Legislativa seja comunicada e participe das ações, em respeito à autonomia do Parlamento.

No relatório, Zanin atendeu parcialmente o pedido da Casa, onde afirmou que é necessário ter uma decisão do STF para autorizar esse tipo de ação, mas delimitou o alcance para não criar um “foro institucional” do Congresso, garantindo proteção apenas quando houver risco de atingir a atividade parlamentar.

O plenário virtual segue até a próxima sexta-feira (26). Ainda faltam votar os ministros Edson Fachin, Nunes Marques, André Mendonça e Luiz Fux.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário