• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Maioria dos brasileiros pensa que meio ambiente pesará na eleição, diz pesquisa

Maioria dos brasileiros pensa que meio ambiente pesará na eleição, diz pesquisa

Levantamento revela também que as propostas dos candidatos sobre o tema serão decisivas na hora do voto

Por FolhaPress
Às

Maioria dos brasileiros pensa que meio ambiente pesará na eleição, diz pesquisa

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

GUSTAVO ZEITEL - Em meio aos debates na COP30 sobre as mudanças climáticas, a maioria dos brasileiros afirma que o meio ambiente será um tema central nas eleições de 2026. Pesquisa Ipsos-Ipec, encomenda pelo Instituto Clima e Sociedade, mostra que 56% da população pensa que o enfrentamento ao colapso do clima terá um peso grande (34%) ou muito grande (22%) durante a corrida eleitoral do ano que vem.

A minoria atribui um peso pequeno (15%) ou muito pequeno (4%) à temática. Outros 22% afirmam que a questão ambiental não terá importância alguma, e 4% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

O levantamento revela ainda que as propostas dos candidatos sobre o tema serão decisivas na hora do voto. Afinal, 67% dos entrevistados concordam que os projetos ambientais dos políticos vão influenciar a escolha do voto, enquanto 29% dizem que não haverá influência -4% não responderam ou disseram não saber.

Realizada entre 8 e 14 de outubro, a pesquisa "ICS: Mudanças Climáticas" entrevistou 2.480 pessoas de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em termos políticos, a exploração de petróleo na Foz do Amazonas é uma discussão candente, que reverbera desde já no governo Lula, podendo ser lembrada nos debates de 2026. No mês passado, a Petrobras anunciou a autorização do Ibama para o início dos testes na região onde fica a Foz do Amazonas, a 175 km da costa amapaense.

O pedido chegou a ser negado mais de uma vez por técnicos. De fato, especialistas criticam a perfuração por abrir novas fronteiras para a exploração de combustíveis fósseis e pelo risco de vazamentos, o que prejudicaria a biodiversidade daquela região.

Na semana passada, Lula disse, em entrevista a jornalistas estrangeiros em Belém, que teria sido um líder falso se tivesse esperado o final da COP30 para anunciar o início da perfuração. "Temos autorização para fazer o teste. Se a gente encontrar o petróleo que se pensa que tem, vai ter que começar tudo outra vez para dar licença", afirmou.

Embora a a sociedade pareça ter assimilado a importância do meio ambiente, a conclusão da pesquisa "ICS: Mudanças Climáticas" é paradoxal, porque expõe a combinação entre elevado nível de consciência das pessoas sobre o problema e a falta de iniciativa prática dessas mesmas pessoas para resolvê-lo.

Se 89% dos entrevistados veem as mudanças climáticas como uma ameaça ao país, 43% dizem não ter alterado nenhum hábito, no decorrer dos últimos 12 anos, para a preservação ambiental. Do mesmo modo, o levantamento indicou ser grande o desconhecimento sobre a COP30, cúpula que define as metas e as contribuições de cada país para desacelerar a tragédia do meio ambiente

Segundo o levantamento, 66% da população não tinha conhecimento de que a COP iria ocorrer ante 34% que estava ciente da da realização do evento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.