Mais da metade das escolas brasileiras com melhor infraestrutura tem, em sua maioria, alunos brancos

Dados são do estudo "A cor da infraestrutura escolar: diferenças entre escolas brancas e negras", realizado pelo Observatório da Branquitude; veja números

[Mais da metade das escolas brasileiras com melhor infraestrutura tem, em sua maioria, alunos brancos]

FOTO: Agência Brasil

No Brasil, 69% das escolas com melhor infraestrutura têm, em sua maioria, alunos brancos matriculados. É o que indica o estudo "A cor da infraestrutura escolar: diferenças entre escolas brancas e negras", realizado pelo Observatório da Branquitude. 

O relatório, baseado em dados do Censo Escolar de Educação Básica e no Índice de Nível Socioeconômico (Inse), focou especificamente na disponibilidade de instrumentos e recursos de infraestrutura essenciais à formação do cidadão, tais como bibliotecas, quadra de esportes, laboratório de informática e até mesmo acesso à rede de esgoto.

Além de revelar que escolas de educação básica com melhor infraestrutura no Brasil reúnem em sua maioria alunos brancos, 69% do total, o levantamento aponta ainda que em escolas de maioria negra, mais da metade não possui biblioteca (50,2%), laboratório de informática (53,1%) e quadra de esporte (51,7%).

Níveis socioeconômicos

A pesquisa ainda indica que 75% das escolas com maioria de alunos negros possuem apresenta níveis socioecônomicos menores, enquanto 88% das escolas de maioria branca estão os alunos com os níveis sociais mais altos.

Para a analista de pesquisa do Observatório da Branquitude, Nayara Melo, a origem da desigualdade reside na educação básica. "A desigualdade já está presente na primeira escola que a criança frequenta. Isso é muito impactante. Se a pessoa começa a estudar em um ambiente desigual, toda a sua formação será influenciada por essa desvantagem", explica.

"Além disso, o financiamento dessas escolas não é responsabilidade apenas do governo federal; as escolas municipais também são extremamente vulneráveis, e essa falta de recursos resulta em um acúmulo de desigualdades", completa a analista.

Distribuição geográfica

A pesquisa evidenciou ainda que as escolas com maioria de alunos brancos e melhor situação socioeconômica tem maior representação nas regiões Sudeste e Sul, enquanto as escolas de maioria negra, com índice socioeconômico menor, são mais representativas nas regiões Sudeste, Nordeste e alguns estados do Norte.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Lula se solidariza com Mujica após revelação de tumor no esôfago]

Ex-presidente do Uruguai anunciou que órgão está "muito comprometido"

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!