Mais de 100 municípios baianos já decretaram situação de emergência
Só nesta semana, mais quatro cidades foram incluídas na lista

Foto: Divulgação
Ao menos 110 municípios baianos já decretaram situação de emergência neste ano. Desse total, 103 receberam o decreto por causa de estiagem. Só nesta semana, mais quatro cidades entraram para a lista. [Veja aqui]
A situação de emergência é concedida pelo Governo Federal, através da Defesa Civil Nacional, quando um município é atingido e prejudicado por desastres naturais, como chuvas em excesso e estiagem, popularmente conhecida como seca.
Na última terça (29), a Defesa Civil Nacional reconheceu emergência provocado por estiagem para as cidades baianas de Buritirama, Cocos, Coronel João Sá e Remanso, municípios localizados nas regiões oeste (2), nordeste e norte do estado. Ao todo, 15 cidades brasileiras obtiveram o decreto.
Em recorte pela região Nordeste, as cidades de Saloá, em Pernambuco, e Dirceu Arcoverde, no Piauí, também tiveram o reconhecimento federal devido à estiagem. Em Pernambuco, já são 112 cidades em situação de emergência e no Piauí, 52.
Já na "ponta" do país, na região Sul, cinco cidades também foram prejudicadas pela estiagem: Pinheirinho do Vale, no Rio Grande do Sul; Iporã do Oeste, em Santa Catarina; e Pranchita, Realeza e Renascença, no Paraná. Nos três estados, 111 cidades receberam o decreto.
Com a situação de emergência federal, as cidades ficam resguardadas a recebem aporte financeiro para investimento em ações de enfrentamento e reconstrução de possíveis infraestruturas danificadas.