Mais de 14 mil ações trabalhistas relacionadas ao coronavírus foram feitas até julho, diz TST
Rio Grande do Sul e Santa Catarina lideram ranking do número de ações solicitadas

Foto: Reprodução/TST
Mais de 14 mil brasileiros já recorreram à Justiça do Trabalho em ações relacionadas à pandemia do coronavírus. De acordo com o levantamento feito pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho), até julho haviam sido registradas 14.286 ações trabalhistas nas Varas do Trabalho com o assunto Covid-19.
Nesses processos, os trabalhadores pedem liberação do FGTS e aviso prévio, por exemplo. O número, no entanto, representa menos de 2% do total de ações lançadas nas Varas de Trabalho até o mesmo mês, de 851.302. Em janeiro, já havia 164 ações nas Varas de Trabalho relacionadas à Covid-19.
Entretanto, o salto se deu em abril e maio, com 2.559 e 4.260 processos, respectivamente. Enquanto o número total de ações em primeira instância diminuiu 25,7% em abril na comparação com março, os pedidos relacionados à doença tiveram alta de quase 331%.
As Regiões Judiciárias com maior número de ações são Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com o levantamento, os setores da indústria, comércio e transporte registraram o maior número de reclamações trabalhistas, respondendo a 40,7% do total.