Mais de 20 mil candidatos mudaram declaração de cor para eleição deste ano
Número equivale a 8% das 260 mil candidaturas do sistema do TSE

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Pelo menos 21 mil candidatos de todo o país que entrarão na disputa das eleições municipais deste ano para prefeito ou vereador mudaram a declaração de cor e raça que deram no pleito de 2016. As informações foram levantadas pelo jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com a reportagem, esse número de candidatos que mudaram a cor e a raça representam cerca de 8% das 260 mil candidaturas que estavam constando no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até ontem (24). No entanto esse número deve aumentar, já que o prazo de inscrições terminam neste sábado (26).
Essa mudança ocorre num momento em que os partidos estão sendo pressionados a ampliar a representatividade de negros na disputa, principalmente com a distribuição dos recursos de campanha que precisa ser proporcional à quantidade de candidatos.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, concedeu uma liminar para que a cota financeira para negros no fundo eleitoral, aprovada pelo TSE para 2022, já seja aplicada nas eleições deste ano.