Mais de 4,9 milhão de empregadas domésticas foram demitidas na pandemia

Para quem continua trabalhando, o risco é a exposição ao vírus

Por Da Redação
Às

Mais de 4,9 milhão de empregadas domésticas foram demitidas na pandemia

Foto: Reprodução

A pandemia de Covid-19 é responsável por derrubar a economia global que tornou mais vulnerável uma da categoria trabalhadora no Brasil: as empregadas domésticas. O primeiro efeito foram as demissões, que no último trimestre de 2020 acumulou 4,9 milhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outro efeito, este para quem continua trabalhando, é o deslocamento ou ambiente de trabalho, onde as funcionárias se expõem diariamente à circulação do vírus, que nessa quarta-feira (31), registrou 3.869 mortes, recorde da pandemia no país.

“O trabalho doméstico é basicamente de cuidado com a casa e com as pessoas. Envolve relações interpessoais em uma casa que não é a da empregada, onde ela não tem qualquer controle sobre os movimentos”, diz Luana Pinheiro, pesquisadora do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em entevista ao Portal R7. “É uma condição de segurança bastante frágil, em que a doméstica muitas vezes se torna a ponte para levar o vírus para dentro de sua casa e para a periferia.”

No início da pandemia, para garantir a segurança da categoria e reduzir riscos de infecção, o Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos da Grande São Paulo (Sindoméstica) recomendou aos empregadores que priorizassem o isolamentos das trabalhadoras. 

Em abril de 2020, 65% dos empregadores optaram pelo programa do governo federal que permite a suspensão dos contratos de trabalho, já outros 35% usaram a modalidade de redução de jornada e de salário.

Uma das preocupações também foram as trabalhadoras informais, como as diaristas, que não possuem contrato com o patrão. “Trata-se de um vínculo precário e, assim, muito mais simples de ser desfeito”, diz a pesquisadora Luana Pinheiro, do Ipea. Hoje, para cada três trabalhadores domésticos empregados, apenas um tem registro em carteira, estima o Sindoméstica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário