• Home/
  • Notícias/
  • Tecnologia /
  • Mais de 50% dos aplicativos na App Store compartilham informações pessoais com anunciantes, diz pesquisa

Mais de 50% dos aplicativos na App Store compartilham informações pessoais com anunciantes, diz pesquisa

Saiba quais dados são repassados

Por Da Redação
Às

Mais de 50% dos aplicativos na App Store compartilham informações pessoais com anunciantes, diz pesquisa

Foto: TechTudo

Um estudo realizado pela empresa de armazenamento em nuvem pCloud, divulgado  nesta sábado (20), aponta que 52% dos aplicativos na App Store compartilham informações com anunciantes e empresas. O levantamento foi realizado com base  nos rótulos de privacidade da Apple na App Store, função nova do iOS 14 que busca informar sobre as práticas de segurança dos serviços ao aceitar seus termos de uso. 

Segundo a pesquisa, os aplicativos Instagram, Facebook e Uber Eats são os mais populares que compartilham dados de usuários com terceiros para exibir anúncios personalizados. Dentre eles, o Instagram é o "campeão", compartilhando 79% dos dados. Depois da rede social de foto vem o Facebook, com um índice de repasse de 53%, seguido pelo LinkedIn e Uber Eats, ambos com 50%. As principais informações coletadas estão relacionadas a compras, localização, histórico de navegação, identificadores e dados de uso do app.

O estudo da pCloud analisou somente as seções de "Publicidade de terceiros" e "Publicidade ou marketing para desenvolvedores" dos rótulos de privacidade da App Store para saber o que acontece com suas informações pessoais ao usar determinada plataforma. Apps podem coletar dados para melhorar seu serviço, mas essas informações também podem ser vendidas para outras empresas exibirem anúncios personalizados de acordo com suas atividades. Dessa forma, é comum aparecer publicidades sobre produtos de assuntos de interesse pessoal após fazer uma pesquisa no Instagram, por exemplo. 

Em relação ao compartilhamento de dados pessoais com outras companhias, o topo do ranking, segundo a pesquisa, é ocupado por dois aplicativos da empresa de Mark Zuckerberg: Instagram e Facebook. Outros apps que merecem destaque são o YouTube, Duolingo e eBay, que compartilham, respectivamente, 42% e 36% de informações com anunciantes. O TikTok, tão criticado por escândalos de privacidade, aparece na 12ª posição da lista, com um repasse de 36% das informações de usuários. A plataforma chinesa coleta dados de localização, informações de contato, histórico de navegação, identificadores e dados de utilização.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário