Mais de 53 toneladas de fiação irregular de internet e telefonia foram removidas na Bahia em 2021
Pelo menos 25 mil postes foram fiscalizados no estado

Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba
A instalação e manutenção de qualquer equipamento ou fiação nos postes da Coelba só pode ser feita pelos técnicos da empresa ou profissionais autorizados. Para evitar que os fios irregulares apresentem risco à população e ao fornecimento de energia, a concessionária removeu mais de 53 toneladas de fiação que foram instalados irregularmente na Bahia em 2021.
O resultado positivo é reflexo das operações realizadas pela distribuidora. Pelo menos 25 mil postes foram fiscalizados e tiveram os fios que não seguiam os padrões técnicos de segurança exigidos removidos.
Em 2021, a concessionária emitiu cerca de 10 mil notificações às operadoras, avisando-as de forma prévia sobre a remoção para que o acesso à internet dos seus clientes não fosse interrompido.
Para estimular a regularização das empresas, a Neoenergia Coelba vem promovendo workshops e iniciativas com as operadoras de telecomunicação. Uma delas é a criação de um canal de atendimento direto, pelo e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, criado para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária.


