Mais de 7 mil casamentos infantis são registrados na Bahia

Dados foram disponibilizados pelo IBGE e o Ministério da Saúde

[Mais de 7 mil casamentos infantis são registrados na Bahia]

FOTO: Reprodução/Globo News

A organização não-governamental Plan International apresentou na manhã desta terça-feira (30), no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores de Salvador, dados do casamento infantil no Brasil e na Bahia.

Em 2016, na Bahia, a ONG a partir do projeto "Tirando o véu - Estudo sobre o casamento infantil no Brasil", que traz informações sobre a união infantil no país, registrou 60 mil casamentos. Destes, 7.770 tinham entre um dos cônjuges crianças e adolescentes. Desse total, 6.371 foram casamentos de meninas e 1.399 de meninos. 

A ONG analisou três cidades baianas para recolher os dados, Salvador, Camaçari e Mata de São João foram as escolhidas por serem consideradas de grande, médio e pequeno porte, o que resultaria em cenários diferenciados da pesquisa. Segundo Viviana Santiago, gerente de gênero e incidência política da organização não-governamental Plan International

O IBGE constatou na sua pesquisa que, em 2016, das 13.080 uniões e casamentos que ocorreram em Salvador, 667 foram de adolescentes: 135 foram de meninos com idades entre 15 e 19 anos, e 532 de meninas da mesma faixa etária. Em Camaçari, foram 151 casamentos entre adolescentes e em Mata de São João, 10. Nem na capital baiana, nem nas cidades analisadas, houve casamentos com crianças menores de 15 anos.

Segundo Viviane, o casamento infantil precisa ser combatido, "O enfrentamento ao casamento infantil é uma das nossas principais bandeiras, porque a gente acredita que esse tipo de casamento é uma violação de direitos, e, aqui no Brasil, ele é um processo muito invisível. Toda vez que a gente fala do casamento infantil, as pessoas dizem: 'Mas aqui [Brasil] isso não acontece'. No entanto o Brasil é o quarto país do mundo em número de casamentos infantis", afirmou. 


 


Comentários