Mais de cem filhotes de baleias jubarte são avistados em expedição entre a Bahia e Espírito Santo
Mais de 20 mil animais da espécie devem vir para o Brasil ainda este ano, estima o Projeto Baleia Jubarte

Foto: Divulgação | Projeto Baleia Jubarte
Mais de cem filhotes de baleias jurbate foram avistados entre regiões do litoral baiano e o Espírito Santo durante uma expedição realizada pelo Projeto Baleia Jubarte, que monitora e trabalha para a preservação da espécie.
A expedição, que teve início no final de agosto em Salvador, terminou no final de setembro. A observação foi feita nas cidades: Salvador, Morro de São Paulo (Cairu), Barra Grande (Maraú), Itacaré, Ilhéus, Porto Seguro, Cumuruxatiba (Prado), Caravelas, Abrolhos, Conceição da Barra (ES), Barra do Riacho (Aracruz - ES) e Vitória (ES).
O motivo para o aparecimento do maior mamífero marinho se dá por causa das águas quentes e tranquilas do litoral baiano, ambiente propício para a reprodução da espécie.
Segundo o Projeto Baleia Jubarte, a estimativa é de que mais de 20 mil baleias da espécie venham para o Brasil ainda este ano. Os integrantes do projeto também preveem que os animais podem aparecer entre o litoral norte de São Paulo até o sul do Rio Grande do Norte.
A maior incidência para o aparecimento das baleias é no Espírito Santo e a Bahia, sendo que 70% dos animais aparecem em maior parte no arquipélago de Abrolhos, região sul da Bahia, considerado o principal berçário das jubartes no Atlântico Sul.