• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • MAM promove exibição de videodança, documentário e masterclass gratuitas, neste sábado (30)

MAM promove exibição de videodança, documentário e masterclass gratuitas, neste sábado (30)

O evento ocorrerá às 10h30, no Cine MAM

Por Da Redação
Às

MAM promove exibição de videodança, documentário e masterclass gratuitas, neste sábado (30)

Foto: Geraldo Moniz/MAM

O Governo da Bahia informou que acontece, neste sábado (30), a exibição gratuita do videodança ‘Dona Lina por Dona Lia’ e do documentário sobre a exposição ‘O Museu de Dona Lina’, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). O evento ocorrerá às 10h30, no Cine MAM.

Logo após a exibição, também será realizada de forma gratuita, uma Masterclass sobre esses dois produtos audiovisuais com o cineasta Pola Ribeiro diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia. Na ocasião também será abordado o cenário cinematográfico na Bahia.

Vídeodança

‘Dona Lina por Dona Lia’ é uma homenagem e foi inspirado em Lina Bo Bardi (1914-1992), arquiteta, cenógrafa e designer que foi a primeira diretora (1959-1964) do MAM-Bahia e autora/gerente do projeto de restauro (1963) do complexo arquitetônico do Solar do Unhão originário do século XVII e tombado como Patrimônio do Brasil (1943). 

Ele mostra diversos dançarinos em espaços do MAM, como a Capela, o Casarão e o Espaço Lina e conta com a participação do cantor  Gerônimo Santana.

A direção do videodança é de Lia Robatto e Pola Ribeiro, trilha sonora de Wilton Batata, coreografia e roteiro de Lia, montagem de Lucas Semente e fotografia de Lázaro Noia e Pepito Gonzalez. Os intérpretes/dançarinos, Luana Fulô, Sibele Bulcão, Simone Bonfim e Leonardo Luz.

Documentário

‘O Museu de Dona Lina’ se debruça sobre a exposição de mesmo nome que ficou em cartaz no MAM de agosto/2021 a fevereiro/2022 e atraiu mais de 70 mil visitantes. A mostra homenageou Lina Bo Bardi a partir de um diálogo entre obras de arte modernistas/contemporâneas e de arte popular. No decorrer de 50 minutos, o documentário aborda o legado de Lina e sua relação com a Bahia, através de entrevistas com vários artistas e personalidades locais.

A exposição ‘O Museu de Dona Lina’ ainda está disponível na internet via este link , assim como, a ‘Galeria de Artistas e Obras’ aqui. A exibição dos dois vídeos amanhã (30) conta com apoio do Circuito Saladearte. O museu funciona de terça a domingo, das 13h às 18h, mas o Cine MAM e o Café Saladearte ficam abertos todos os dias, das 12h às 22h.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.