Manchas de óleo são removidas no litoral de Alcobaça, região de Abrolhos
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alcobaça estima que material pese entre 15 e 17 kg

Foto: Divulgação/Prefeitura de Alcobaça
Fragmentos de óleo foram retirados do litoral da cidade de Alcobaça, extremo sul da Bahia, já nesta quarta-feira (6). O município fica aproximadamente 70 km do Arquipélago de Abrolhos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alcobaça retificou que os fragmentos recolhidos não são parte de manchas novas que tenham chegado as praias, mas resíduos que se deslocaram com fluxo do mar.
A secretaria adiantou que o material recolhido tem peso entre 15 e 17 kg, contudo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizará uma nova pesagem.
Na cidade de Alcobaça, o óleo chegou a todas as praias. O primeiro registro aconteceu no último domingo (3). Na localidade, o material é armazenado em um galpão.
No momento, a Bahia possui 31 cidades atingidas pelo óleo, além do Parque Nacional Marítimo de Abrolhos, que tem visitação suspensa até o dia 14 de novembro por causa da substância. A última cidade onde as manchas de óleo chegaram foi em Mucuri, onde é o limite entre a Bahia e o estado do Espírito Santo.
De acordo com último balanço divulgado pelo Ibama, nove estados do Brasil foram afetados pelas manchas de óleo, além de 110 municípios e outras 353 localidades.


