Manchas de óleo seguem contaminando praias na Bahia

Desova de tartarugas podem ser afetadas pela contaminação

Por Da Redação
Às

Manchas de óleo seguem contaminando praias na Bahia

Foto: FBastos

As terríveis manchas de óleo que estão contaminando toda a Costa do Nordeste apareceram neste domingo (3) com mais intensidade em praias que, segundo moradores, ainda não haviam sido tão atingidas. A praia de Busca Vida, localizada no município de Catu do Abrantes, até este sábado (2), só havia tido pequenas e espaçadas porções do óleo que se suspeita estar saindo do navio grego Bouboulina.

Neste domingo, a praia, que além de ser considerada limpa também é local de desova das tartarugas marinhas, amanheceu completamente tomada por manchas enormes que chegam da areia até as pedras.

Ana Lobato, que vive no local, afirmou que os moradores estão em pânico.

O projeto Tamar, que há 37 trabalha pela proteção e conservação das tartarugas marinhas, com sede na Bahia, revelou ao Farol da Bahia que três tartarugas adultas já foram resgatas e salvas desde que as manchas de óleo começaram a aparecer no litoral nordestino. 

No entanto, segundo o biólogo do projeto, Afonso Nascimento, a equipe da Tamar não conseguiu salvar tartarugas filhotes. “O óleo tapa as vias respiratórias das tartarugas filhotes de modo que ficou impossível salvá-las a tempo”. 

E a quantidade de filhotes mortos devido a este desastre ambiental, apesar de imensurável, é preocupante, já que setembro e começo de outubro foram os últimos meses da desova e nascimento de tartarugas marinhas. O Tamar afirma que mantém o monitoramento constante e trabalha alinhada ao Ibama, o órgão responsável pela retirada das tartarugas das manchas de óleo, após notificação do projeto.

De acordo com Nascimento, a última tartaruga resgatada do litoral baiano foi por volta do dia 15 de setembro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.