Manifesto da Fiesp que causou racha na Febraban é adiado para depois de 7 de setembro
Documento seria divulgado pela Federação das Indústrias nesta terça-feira (31)

Foto: Reprodução
Após o embate interno na Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a repercussão no governo sobre o manifesto "a favor da democracia" elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o presidente da entidade, Paulo Skaf, decidiu adiar a divulgação do documento para depois do dia 7 de setembro, no Feriado da Independência, quando o presidente Jair Bolsonaro pretende participar de manifestações em Brasília e em São Paulo.
O documento, que inicialmente seria divulgado nesta terça-feira (31), quase provocou uma crise institucional na Febraban. No final de semana, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal afirmaram que deixariam a Federação caso ela assinasse o documento.
Nesta segunda-feira (30), o ministro da Economia, Paulo Guedes, tentou minimizar a interferência do governo nos bancos públicos, mas criticou a Febraban dizendo que a entidade é que tentou mudar o teor do documento.