• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Mapa registra emergência fitossanitária em três estados da Região Norte

Mapa registra emergência fitossanitária em três estados da Região Norte

A ocorrência de pragas em lavouras de cacau foi detectada no Acre, Amazonas e Rondônia

Por Da Redação
Ás

Mapa registra emergência fitossanitária em três estados da Região Norte

Foto: Reprodução/Banco de Imagens

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decretou, nessa sexta-feira (06), estado de emergência fitossanitária em três estados da Região Norte após detectar ocorrência de pragas em lavouras de cacau. A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU), se aplica ao Acre, Amazonas e Rondônia.

De acordo com o Mapa, a duração do estado de emergência será de um ano. O objetivo da decisão é de reforçar medidas de prevenção e evitar a dispersão da praga para outras áreas de cultivo. 

"No mês passado, um foco da praga foi detectado em área residencial urbana no município de Cruzeiro do Sul, interior do Acre. O estado de emergência fitossanitário para monilíase do cacaueiro incluiu o Amazonas e Rondônia por serem as unidades da federação que fazem fronteira com o Acre", informou a pasta.

Causada pelo fungo Moniliophthora roreri, a 'monilíase do cacauerio' é uma das mais sérias doenças do cacau, por infectar os frutos em qualquer fase de desenvolvimento e causar perdas de até 100% da produção. 

Além disso, na quinta-feira (05), o Acre foi colocado como "em área sob quarentena", para dar maior suporte às ações de fiscalização de trânsito de vegetais executadas pelas agências estaduais competentes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário