Mapa registra emergência fitossanitária em três estados da Região Norte
A ocorrência de pragas em lavouras de cacau foi detectada no Acre, Amazonas e Rondônia

Foto: Reprodução/Banco de Imagens
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decretou, nessa sexta-feira (06), estado de emergência fitossanitária em três estados da Região Norte após detectar ocorrência de pragas em lavouras de cacau. A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU), se aplica ao Acre, Amazonas e Rondônia.
De acordo com o Mapa, a duração do estado de emergência será de um ano. O objetivo da decisão é de reforçar medidas de prevenção e evitar a dispersão da praga para outras áreas de cultivo.
"No mês passado, um foco da praga foi detectado em área residencial urbana no município de Cruzeiro do Sul, interior do Acre. O estado de emergência fitossanitário para monilíase do cacaueiro incluiu o Amazonas e Rondônia por serem as unidades da federação que fazem fronteira com o Acre", informou a pasta.
Causada pelo fungo Moniliophthora roreri, a 'monilíase do cacauerio' é uma das mais sérias doenças do cacau, por infectar os frutos em qualquer fase de desenvolvimento e causar perdas de até 100% da produção.
Além disso, na quinta-feira (05), o Acre foi colocado como "em área sob quarentena", para dar maior suporte às ações de fiscalização de trânsito de vegetais executadas pelas agências estaduais competentes.