Marburg: conheça o vírus que é primo do ebola e possui alta taxa de mortalidade
Autoridades da Guiné Equatorial confirmaram o primeiro surto do vírus na segunda (13)

Foto: Dr. Fredrick Murphy/Sylvia Whitfield/CDC
Autoridades de saúde da Guiné Equatorial confirmaram, na última segunda-feira (13), o primeiro surto do vírus de Marburg. Segundo especialistas, ele é altamente infeccioso e tem uma taxa de letalidade elevada, de até 88%. No mesmo dia, o governo de Camarões contabilizou dois casos suspeitos em uma região da fronteira com o país da África Central.
O vírus, primo do ebola, é transmitido por morcegos. O primeiro surto foi detectado na cidade de Marburg, na Alemanha, em 1967. Dentre 32 pessoas infectadas nas antigas Alemanha Ocidental e Iugoslávia, sete morreram.
Como destacou a OMS, ele tem um período de incubação de 2 a 21 dias e os sintomas são: febre, dor de cabeça, dores musculares, fadiga, vômito com sangue e diarreia. Ainda não há vacina ou medicamento específico para o vírus.
Na África, surtos anteriores e casos esporádicos foram registrados em Gana, Angola, República Democrática do Congo, Quênia, África do Sul e Uganda, afirma a OMS. O vírus matou mais de 200 pessoas em Angola, no ano de 2005, o mais mortal já registrado.