Vídeo: Marcelo Werner detalha projeto de reestruturação da segurança pública: 'mais estratégia e eficiência'
Proposta é de criação de novos comandos regionais da PM e de Delegado-Geral Adjunto da PC

Foto: Farol da Bahia
O secretário de Segurança Pública do estado da Bahia, Marcelo Werner, detalhou os projetos assinados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) nesta segunda-feira (11), que propõem uma reestruturação nas forças policiais para melhor atuação no interior do estado. De acordo com o secretário, as mudanças "reforçarão a governança, estratégia e eficiência" das policiais Civil e Militar.
Werner explicou que a criação de três comandos regionais da PM, nas cidades de Jequié, Alagoinhas e Irecê, além das estruturas acessórias de companhias independentes de policiamento tático, irão possibilitar uma redistribuição territorial para melhorar a operatividade.
"Feira de Santana, por exemplo, que cuidava de Alagoinhas, vai se ater a cuidar apenas de Feira de Santana, e o comando de Alagoinhas cuida de toda a região do Litoral Norte", disse.
Além disso, Marcelo Werner destacou que cidades estratégicas, como Candeias, Luís Eduardo Magalhães, Eunápolis e Salvador, passarão a ter o status elevado de companhia para batalhão, com maiores recursos de pessoa e de meio. A região do Recôncavo receberá ainda uma nova CIP e caatinga. "Cada comando regional vai ter uma caatinga além de uma rondesp atrelada".
Em relação a PC, o secretário de Segurança Pública destacou a eficiência da investigação e no compartilhamento de informações. "Pode ser que uma facção tenha tenha atuação em mais de uma coordenadoria, então o diretor regional tem essa visão ampla para otimizar os meios".
Já o novo cargo de delegado-geral adjunto operacional coordenará todos os departamentos operacionais da PC e investigativos, segundo Marcelo. "Porque pode ser que um departamento esteja investigando uma facção e outro departamento esteja investigando a mesma facção. Então, vai haver um compartilhamento das informações ou até mesmo cada um esteja investigando uma parte da facção", afirmou.
Ainda não há nomes definidos para assumir os novos cargos na área de segurança pública anunciados. De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues, o projeto ainda será encaminhado para Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para aprovação.
Saiba mais: