• Home/
  • Notícias/
  • Carnaval /
  • Marcelo Werner divulga balanço sobre segurança no Carnaval 2026: 'nenhum fato grave registrado'

Marcelo Werner divulga balanço sobre segurança no Carnaval 2026: 'nenhum fato grave registrado'

Secretário ressalta a importância das inteligências e tecnologias para manutenção da segurança no estado

Por Emilly Lima , Giovanna Amorim
Às

Marcelo Werner divulga balanço sobre segurança no Carnaval 2026: 'nenhum fato grave registrado'

Foto: Emilly Lima

O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, falou nesta quarta-feira (18), durante coletiva de imprensa, sobre o balanço da segurança do Carnaval 2026. Segundo ela, graças a tecnologia, não houve registros de nenhum fato grave nos circuitos da capital ou interior do estado da Bahia.

"Muita inovação, muita tecnologia. Foram mais de 5 mil câmeras espalhadas em todos os circuitos, não só da capital, mas do interior do estado. 150 municípios tiveram carnaval do interior. Nenhum fato grave foi registrado nos carnavais do interior do estado", afirmou.  

Werner também citou um caso em que um homem efetuou um disparo e, em menos de 24h, foi alcançado. O secretário aponta o Sistema de Reconhecimento Facial como um fator determinante para o aumento de pessoas presas.

"Tivemos a partir da inovação e dessas câmaras, o senhor citou bem um fato muito relevante, foi um disparo, menos de 24 horas o autor de disparo e o proprietário da arma alcançado pelas nossas equipes, muita inovação. Aumentamos o número de pessoas presas pelo reconhecimento facial em relação ao mesmo período do ano passado", continuou o secretário. 

Segundo ele, foram 73 pessoas presas esse ano, sendo 10 delas no interior. Ele também indicou os drones como uma ferramenta que fizeram a diferença no monitoramento, e que auxiliou, não só nas prisões, mas também no pronto-socorro dos bombeiros militares.

"Os drones foram novidade de suma importância porque fizeram monitoramento, nos auxiliaram não só em situação de pronto-socorrismo e salvamento do Bombeiro Militar, mas atuações da segurança, como a gente dita", destacou.  

Werner também ressaltou que as ações da Polícia Militar e Civil nos circuitos aumentaram o número de pessoas presas em flagrante, que "estavam ali causando lesão a terceiros ou cometendo crimes, em especial crimes patrimoniais".  

Ele elogia o centro integrado de controle com 48 órgãos municipais e estaduais e federais, que auxiliaram 7.500 itens proibidos, registrando mais de 50% que no mesmo período do ano passado. 

"Destacar os 53 portais, a cada ano há uma melhora no nosso planejamento, então no passado havia 47 portais, esse ano 53 portais. Fruto disso, já alcançamos 7.500 itens proibidos, estão ali demonstrados, com um número de quase 50% a mais do que o mesmo período do ano passado, mostrando realmente a eficiência desses portais".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário