Marco Aurélio se despede do STF após 31 anos

Decano se despediu em sessão virtual

[Marco Aurélio se despede do STF após 31 anos]

FOTO: Agência Brasil

O ministro Marco Aurélio Mello participou nesta quinta-feira (1) da última sessão como magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF), após 30 anos de serviços. Devido a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o decano, que completou 31 anos como ministro do STF, participou apenas virtualmente da sessão. Na ocasião, ele  foi homenageado pelos colegas, advogados e pelo procurador-Geral da República, Augusto Aras. Durante o discurso de despedida, o ministro aproveitou para declarar torcida tanto para o advogado-Geral da União, André Mendonça, quanto para Aras, na corrida pela vaga. 

A sessão desta quinta marca o encerramento do primeiro semestre de 2021, antes do início das férias do Judiciário em julho.  "Tenho o privilégio de render tributo a um amigo, colega e a um brasileiro que sintetiza acima de tudo a vocação para o serviço público, em defesa do Direito, da Constituição e da democracia", disse Dias Toffoli, representando os demais ministros da Corte.

Toffoli lembrou julgamentos importantes relatados pelo decano, como o da legalidade da interrupção da gravidez para fetos anencéfalos e enumerou as três vezes em que ele ocupou a presidência da Suprema Corte e quando ocupou a presidência da República. 

Apesar de Marco Aurélio não estar presencialmente no plenário do STF, o presidente do STF, Luiz Fux, comandou a sessão presencialmente. Também estavam no prédio os ministros Cármen Lúcia, Luis Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. Os demais ministros participaram de forma remota, assim como o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o advogado-geral da União, André Mendonça, representantes da OAB, familiares e amigos do ministro.
 


Comentários