Marcos Pontes revela que Planalto promete repor verba retirada da Ciência

Ministro disse nesta quarta que foi "pego de surpresa" e ficou "chateado" com o corte

[Marcos Pontes revela que Planalto promete repor verba retirada da Ciência]

FOTO: Agência Brasil

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, disse nesta quarta-feira (13), durante uma audiência na Comissão de Educação da Câmara, que foi "pego de surpresa" e ficou "chateado" com o corte do governo em verbas para a ciência. Segundo ele, durante conversas com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e com a ministra Flávia Arruda, da Secretaria de Governo, o Planalto se comprometeu a recompor os recursos.

Durante o evento, o ministro foi questionado por deputados sobre os cortes na ciência. "Realmente, como eu já coloquei, publicamente até, eu fui pego de surpresa. Ontem [terça] conversei com o presidente sobre isso, ele também foi pego de surpresa. Pedi ajuda para a recuperação desses recursos, ele prometeu que vai ajudar", afirmou o ministro. "Eu fiquei muito chateado. Já conversei sobre isso para que seja reposto, conversei com a ministra Flávia, e eles prometeram que isso vai ser reinstituído", completou.

Pontes disse, ainda, que pediu a recomposição imediata dos recursos ao Ministério da Economia e à Casa Civil, além da Secretaria de Governo. "Já enviei ofício para o ministro Paulo Guedes, para a Economia, Casa Civil e Secretaria de Governo sobre a necessidade de recomposição imediata desses recursos que foram passados para os ministérios. Assim como também já conversei e falei com o presidente, ele ficou de me ajudar com a recomposição disso. Diga-se de passagem: o presidente costuma ajudar sempre em relação ao orçamento", informou Pontes.

Na última quinta-feira (7), o Congresso remanejou mais de R$ 600 milhões do Orçamento da União, que anteriormente seriam utilizados para o financiamento de pesquisas, e destinou recursos para aplicações em outras áreas de sete ministérios. O projeto foi modificado no Congresso a pedido do Ministério da Economia e gerou protestos de oito entidades ligadas à ciência no país. Em uma carta enviada ao presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), as instituições apelaram aos parlamentares para que revertam a retirada de recursos do setor.

Renunciar o cargo

Ainda durante a audiência, deputados de oposição fizeram diversas críticas ao corte do orçamento e à gestão do governo sobre as políticas voltadas à ciência. Ivan Valente (PSOL-SP) chegou a pedir um “ato de grandeza” do ministro e que ele renunciasse ao cargo. “O que está se fazendo aqui é a anticiência e a destruição do sistema nacional de ciência e tecnologia”, afirmou o deputado. Pontes, porém, reforçou ser “piloto de combate” e treinado para “defender o país” e para “cumprir a missão”.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!